sábado, 25 de outubro de 2008

Tensão Pré - Falência Iminente

Estou aqui porque sou uma péssima administradora! Não há dúvidas. Mais cedo ou tarde vou falir. O maquinário é relativamente simples, todavia a matéria prima está em falta. A produção caiu consideravelmente. O estoque está no fim. Sem auto-suficiência do combustível, entrarei no vermelho.
A coisa funciona da seguinte maneira: injeta-se a matéria prima no maquinário e a produção em série se dá como consequência. O problema é que o combustível é produzido pela própria fábrica e, essa máquina que o produz simplesmente nunca engrenou muito bem. Não sei, ao certo, qual é o problema. Pode ser lubrificação, engrenagem, balanceamento. De fato muitos especialistas buscam essa resposta. Nenhum soube me dizer.

Ah sim! Você quer saber do lucro!

Isso é totalmente abstrato. Não há vendas. O produto é o próprio lucro.

O quê? Não entendeu? Tá! Vou tentar de novo.

Tudo se desenrola a partir da tal de serotonina. Ela é o combustível, o fluido principal, a fonte do processo.

Sim, sim. É ela a matéria prima.

A maioria das empresas produz isso em escala quase mundial. Mas meu maquinário desse setor já veio meio estragado de fábrica. Com isso não consigo gerar o lucro, o qual muitos denominam auto-estima.
Esse produto, por incrível que pareça, é a propulsão da empresa. Ele motiva uma série de processos que desencadeiam a produção da serotonina. Sem ele não há combustível, o que por sua vez, não permite a geração do lucro, ou auto-estima.
A fábrica de auto-estima, assim como a de serotonina, ficam no mesmo lugar. No último andar. As pessoas têm medo de entrar lá. Dizem que só eu consigo ficar muito tempo ali sem levar um choque. A engenhoca tem grandes descargas elétricas. Talvez por isso não funcione muito bem.
Essa crise me pegou totalmente desprevenida. Queda da bolsa, sobe e desce da moeda. Eu vinha conseguindo administrar bem a produção, mesmo com minha fábrica de serotonina quase parando. Procurei consultores que me falaram de algumas possíveis soluções. Venho tentando algumas delas. Todavia creio que o único jeito seja mesmo trocar o maquinário desse setor. Com isso, entrei em contato com a empresa que produziu a máquina e, para minha surpresa, disseram-me que isso seria impossível.
Ando levando como tem estado ao meu alcance. Me indicaram uns químicos que têm surtido um efeito considerável. Entretanto, é só piscar os olhos que tudo parece desandar de novo.

Isso mesmo!! É cíclico. Bom que entendeste!

Foi por isso que resolvi vir aqui hoje. Estou com medo de que minha empresa tenha que atestar falência. Sem ela é impossível viver!! Ela é, literalmente, meu sustento.
Com a crise dos últimos dias comecei a ficar muito nervosa. Por isso te procurei.

Que bom que podes me ajudar! Como? O que está dizendo? Simples assim?

Hmmm. Estou começando a entender. Transformar o que está estragando a produção de auto-estima em algo que tenha o efeito inverso.
É óbvio! É claro! Como não pensei nisso antes? Isso é que é empreendedorismo!!
Obrigada Grande Irmão! Eu sabia que você ia me surpreender!


3 comentários:

Marco Leonardelli Lovatto disse...

ESSA É A QUE ME FALTAVA!!!

Todo bom projeto necessita de um bom engenheiro. É ele que vai poder dizer que a engenhoca vai funcionar. Afinal, ele estudou muito para isso!
Todo bom projeto, ele necessita de um administrador! É ele que vai saber fazer a engenhoca funcionar. Afinal, ele teve de adquirir muita auto-estima para isso!
Os parafusos devem permanecer no lugar; e eles nunca o farão sem um bom engenheiro. Assim como nenhum engenheiro terá vontade de inspecionar uma máquina se ela não é bem administrada.
Mesmo sem fundar uma única empresa, o engenheiro e o administrador podem trabalhar da mesma forma - mesmo que um mais lento que o outro -, se comunicar com muita facilidade, serem grandes irmãos.
A Engenhoca de Papel acabou de passar por um momento de manutenção, sem que o engenheiro colocasse as mãos! Mérito do administrador. Ele viu que o engenheiro não precisa resolver tudo. E eles se dão muito bem.

Essa Engenhoca é muito bem administrada.

Ah! Sim! A serotonina! Essa é a que também me faltava!

gustavo_ disse...

é sintomática a falta de álcool nas engrenagens desta máquina. problema este de seretonina é resolvido em balcão de bar, com doses fortes e bem geladas.
(esse meu parecer foi para lembrar o quanto tu abandonou de beber com os amigos) e.

Schuch disse...

bem não é muito bom confiar nesse tal de grande irmão, ele ta te falando só oque tu ta querendo ouvir.

na verdade ele tem observado você!

sou mais da solução do gustavo, nada que uns bons litros de Ale não curem e reforcem o espirito...