sábado, 22 de setembro de 2012

Batman enfrenta Robin na disputa eleitoral de Aracaju


Acreditando na excentricidade como uma ferramenta eleitoral, diversos candidatos de Aracaju, no Sergipe, estão dispostos a montar uma verdadeira Liga da Justiça na Câmara de Vereadores da capital sergipana. Candidatos fantasiados de super-heróis apostam no bom humor dos eleitores para conquistar uma das 24 cadeiras a serem preenchidas no órgão municipal.
Dener Nascimento Cruz (PMDB) é o homem morcego do Sergipe e quer defender os direitos da população de Aracaju. “Vote em Batman, pois esse sim não vai fazer nada, nada, nada contra o povo. Só a favor”, afirma o candidato em seu momento no horário eleitoral gratuito. Inovando com bigode grisalho pouco familiar aos amantes da DC Comics, seu braço direito, Robin, também disputa um espaço na política sergipana. "Com o mundo discutindo soluções para a poluição produzida por nós, lutarei para que a cidade tenha um projeto de reciclagem organizado. Deixando Aracaju como ela deve ser: limpa e desenvolvida. Por isso, vote Robin!", pede Jaelson Gomes Mota (PSDB), 54 anos, fantasiado . Além dos heróis dos quadrinhos, Bin Laden e Chapolin também são exemplos de personagens em busca de um cargo político em Aracaju.
No sistema eleitoral brasileiro, a presença dos chamados "puxadores de voto" vem se tornando uma constante. De acordo com a legislação, os candidatos procuram somar votos para a legenda (sigla) ou coligação (várias siglas juntas). Após a votação, é verificado se o número alcançou o coeficiente necessário para eleger um ou mais candidatos, para, então, serem atribuídos os votos aos mais votados. Os votos válidos recebidos pelos partidos da coligação (nominais ou de legenda) são divididos pelo quociente eleitoral, resultando no número de cadeiras que a coligação pode ocupar. Os melhores colocados de cada partido ou coligação preenchem as vagas. Por isso, a cultura crescente de figuras como o Batman e o Robin de Aracaju.
Em 2010, o palhaço Tiririca (PR-SP) se elegeu deputado federal com número recorde. Foram 1,3 milhão de votos que colocaram o cantor do hit "Florentina" entre os escolhidos para representar a população.


* Texto publicado em 22 de setembro de 2012, no Portal Terra de Notícias. Matéria online aqui..

Nenhum comentário: